terça-feira, 10 de julho de 2007

Artistas Nacionais de Rock

Barão Vermelho: Uma das bandas precursoras da explosão do chamado Br-Rock, trouxe em sua formação o poeta Cazuza. Após a saída do seu vocalista, o Barão seguiu em frente com Frejat no vocal e alternou-se entre discos bons e regulares, porém sempre carregando a bandeira do Rock'n Roll. Seu maior momento foi a participação no primeiro Rock in Rio.














Biquini Cavadão: Primeira banda a montar um site oficial na Internet, o Biquíni surgiu em meio ao turbilhão de bandas que explodiram junto com o Rock nacional e, sempre fez um Rock soft e agradável.





Capital Inicial: A Banda saiu de Brasília, junto com Legião, Paralamas e Plebe Rude e é uma espécie de “sobra” do aborto elétrico. O Capital alternou momentos entre o céu e o inferno, vivendo o seu melhor momento, após a gravação do Acústico MTV que os trouxe de volta à mídia. Hoje a banda, apesar de ter perdido o seu guitarrista principal Loro Jones, retornou às rádios lançando singles de sucesso e fazendo bastante shows. O site oficial merece ser visitado pois é um show a parte.



















Cassia Eller: Sem dúvida a maior roqueira brasileira de todos os tempos, lançou grandes álbuns e em seus shows despejava o mais puro Rock'n'Roll com direito à covers de Beatles, John Lennon e Nirvana. Foi-se no auge do sucesso, que ela nunca tinha conseguido atingir.



Engenheiros Do Hawaii: Banda gaúcha surgida na mesma época do movimento Br-Rock, possui uma verdadeira legião de fãs fiéis e fanáticos espalhados pelo Brasil. Com influências de Rock progressivo inglês, em especial Pink Floyd, e do Rush, a banda produziu dois maravilhosos álbuns progressivos nos 90, culminando no GLM de 1992. O trio separou-se em meados da década passada, sendo hoje Humberto Gessinger o único membro da formação clássica. Ainda assim a banda não se perdeu, ganhando cada vez mais adeptos ao seu fã clube a cada novo disco lançado.








Ira!Quer mais Rock'n”Roll que o IRA! ? O grupo paulistano que sacudiu os anos 80 com um Rock agressivo de letras políticas e pessoais, instituiu uma nova maneira de compor e expressar sua atitude. Com grandes influências de The Who, The Jam e The Clash, o IRA! acabou inspirando novas bandas no Brasil, como a curitibana Relespública. Andaram meio sumidos na primeira metade dos anos 90, mas voltaram com tudo quando transferiram-se paras a falecida Abril Music, no início dessa década. Ainda mantendo a veia Roqueira, o IRA! hoje tem flertado com a Jovem Guarda e, no momento, colhe os louros do bem sucedido projeto Acústico MTV.




Legião Urbana: Falar sobre a Legião é complicado... a banda dispensa apresentações e é, até hoje, o maior fenômeno do Rock nacional. Músicas altamente revolucionárias no início e sentimentais no fim.


Nenhum comentário: