Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, (Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Ele é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafaris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.
Bob foi casado com Rita Marley (uma das "I Threes", que passaram a cantar com os Wailers depois de eles alcançarem sucesso internacional). Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos(2 adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outro de seus filhos, Damien Marley (vulgo "Jr Gong") também seguiu carreira musical.
Ziggy Marley, filho do rei do reggae Bob Marley, nasceu em 17 de outubro de 1968. Após a morte de seu pai, em 81, foi apontado como sucessor natural do trono que Bob havia deixado vago.
Batizado David Marley, na Jamaica, ele teve suas primeiras aulas de guitarra e bateria com Bob Marley. Quando tinha 10 anos era presença constante nas gravações dos The Wailers, banda que acompanhava seu pai. Não tinha 17 anos quando estreou em disco com o grupo The Melody Makers, formado por parentes da família Marley, em Play The Game Right, de 85. Nessa época já utilizava o nome Ziggy, escolhido em homenagem a David Bowie — seu ídolo, que havia lançado The Rise And Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, álbum fundamental na história do rock, em 72.
Em 86 veio Hey World!, com sotaque mais pop. As fracas vendas do trabalho preocuparam o artista, que deu a reposta aos críticos dois anos depois, com Conscious Party, álbum com o hit "Tomorrow People". No ano seguinte, em 89, One Bright Day entrou na lista dos 20 discos mais vendidos da revista Billboard.
Na década de 90, Ziggy Marley And The Melody Makers lançaram Jahmeyka (91), Joy And Blues (93), Free Like We Want 2 B (95), Fallen is Babylon (97) e, por fim, The Spirit of Music (99). Em todos os trabalhos, um ponto em comum: Ziggy nunca deixou de incluir suas mensagens de protesto e sua voz política, principais heranças deixadas por Bob Marley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário